sexta-feira, 17 de junho de 2011

Leitura Musical



Achei este artigo sobre leitura musical, sensacional. Os devidos créditos estão no final do artigo.
 
A bailarina brasileira viciou no estudo dos ritmos árabes. Isso é uma grande verdade. Na maioria das vezes vemos a bailarina arrasando na percussão e ignorando completamente a melodia da música. Essa é a primeira lenda que precisamos esquecer. O ritmo é apenas um norte para a sua dança. Ele vai lhe dizer o que fazer, se você precisa deslocar, se deve se manter no lugar, se precisa ter uma postura mais clássica ou mais 'brejeira'. Só isso.

Se for para seguir apenas a percussão então dance um solo de derbak, não uma música clássica. Devemos marcar a percussão de forma específica apenas quando ela estiver mais forte do que a melodia, nos momentos de ausência de melodia ou nos momentos em que ocorrem variações, quer dizer, o percussionista floreou em cima da base. Para esse estudo ser completo, tire um pouco o foco das músicas pops e moderninhas. Foque nas orquestrasdas, que contém uma infinade de instrumentos implorando para serem estudados!

A melodia é a identidade da música, ela é quem dá a essência, o espírito. E nós devemos acompanhar todas as suas evoluções. Para isso precisamos dar o primeiro passo: reconhecer os instrumentos e aprender a traduzi-los no corpo de forma harmoniosa. Abaixo coloquei os cinco instrumentos melódicos encontrados mais facilmente na música árabe. Claro que existem muitos outros, mas esses são um bom começo.

Ah!! Regrinhas básicas para uma boa leitura: a nota sobe e você sobe, a nota desce e você desce!!! A nota se mantém e você se mantém, a nota oscila e você oscila!!!!

Acordeom

No Brasil, mais conhecido como Sanfona, é meu instrumento favorito. Talvez por que ele seja o mais difícil de ler, para mim ele sempre é um desafio. O acordeom consegue mudar muito rapidamente de notas e alcança muitas escalas em tempos muito pequenos. Essa característica é para nós bailarinas, a principal. É um instrumento muito versátil, consegue sustentar a mesma nota por longos períodos ou ‘rebuscar’ bastante. Além disso, é usando de forma bem simplista nas músicas folclóricas, mas mostra toda a sua complexidade das grandes clássicas. Seu som é sensual e os movimentos que seguem acabam contendo essa cararacterística.

Movimentos ondulatórios são obrigatórios na hora de ler este instrumento. Tire do baú todos os seus oitos e redondos e se prepare para executá-los com muita agilidade, devido às mudanças rápidas de notas. Treine muitas ligações de passos pois o som rico do acordeom não permite pausas nem quebras de movimento. Braços e mãos também são bem vindos apesar do som ser mais pesado e acabar pedindo mais trabalho de tronco e bacia. Andadas e caminhadas simples são muito bem vindas. Em alguns momentos, quando a nota fica muito rápida, cabe até um tremido soltinho e um pouco mais lento. Nunca aquele tremidão percussivo ok? É muito comum o teclado imitar o som do acordeom, mas a leitura indicada continua a mesma. Você perceberá que o som do teclado é bem mais estridente e não tem a emoção do acordeom.

Cd’s para estudo:

. Leila Haddad – faixa 9
. Bellydance Superstars vol.3 – faixa 8 (teclado)

Violino

Seu som é extremamente sensual e algumas vezes quando bem tocado ele parece ‘conversar’ com você. As melodias feitas pelo violino chegam a emocionar. Para aprender a ler o violino temos que partir da principal diferença: Violino e violinos, como diz o teacher Maurício, rs.

O violino sozinho pede uma leitura semelhante à do acordeom. Eu disse, semelhante! O violino é bem menos rebuscado e seu som é mais leve, não pede movimentações tão densas. Para dançar um violino você pode usar o corpo todo, de maneira bem delicada. Algumas vezes ele pedirá mais força, mas nunca excesso de movimentos. Já quando temos vários violinos – a quantidade depende do tamanho da orquestra – essa leitura muda. Os movimentos precisam ficar mais grandiosos e os deslocamentos começam a entrar em ação, cheios de giros, contratempos, arabesques e afins. Claro que o tamanho do deslocamento vai ser definido pelo ritmo de base, aí entramos com a importância do ritmo.

Aproveitando mais uma frase do Hossam: ‘Quando ouvir uma orquestra inteira, por favor, não fique parada no lugar!’

Cd’s para estudo:

. Sahra Saeeda – faixa 2
. Faddah – faixa 1 (atenção especial à introdução)

Flauta

Quando ouvimos uma flauta, entramos em outra vibração. É um som angelical, sublime, leve. Assim também devem ser nossos movimentos: Suaves, delicados e definidos. Definição é importante, pois ler uma flauta pede bastante domínio do instrumento, afinal a flauta consegue ficar muitos segundos na mesma nota e de repente quando você menos espera, ela cai, ou sobre absurdamente. Ou, o que é pior, faz uma variação que você mal consegue ouvir. Isso exige uma técnica apurada por parte da bailarina.

Existem muitos tipos de flautas árabes. A mais comum é a Nai, mas temos também a Khawala, que tem um som mais rouco. Mesmo com as diferenças, a leitura é praticamente a mesma. Para a flauta movimentos bem leves. Braços e tronco são os mais indicados por serem mais sutis. Isso não impede que você abuse das ondulações; mas lembre-se que a intensidade deve ser diferente. Se não você vai acabar lendo uma flauta como leu o violino, e eles são bem diferentes. O cuidado deve ser maior numa música que tenha os dois instrumentos, você deve se preocupar em diferenciar bem a leitura dos dois.

Cd’s para estudo:

. Leila Haddad – faixa 8
. Sahra Saeeda Layali Zaman – Baed Annak

Alaúde

O som do alaúde é semelhante ao som do violão. Claro que se você perguntar para um músico ele vai dizer que não tem nada a ver, e dar mil explicações de todas as diferenças, mas para nós bailarinas, são parecidos hehehe e ponto final.

Os instrumentos de corda, que são dedilhados, têm associação direta com o tremido de quadris, que é realmente a leitura mais indicada. Mas isso não quer dizer que, em uma música inteira de alaúde, você deva tremer o tempo todo. Você pode explorar outras formas de movimentos que consigam ler os detalhes das cordas. Atenção especial aos agudos que são colocados repentinamente dentro de uma frase melódica. Eles são imperdíveis.

Como disse o Hossam, para ler o alaúde: ‘Shimie, shimie, shimie.’ Mas o shimie só não basta, ele serve apenas para traduzir a intensidade das cordas. Para pegar a melodia e suas evoluções você precisa unir o tremido aos movimentos ondulatórios. Então, haja pernas e criatividade, e muito treino para conseguir variações de tremidos. O melhor tremido para o alaúde é aquele bem soltinho, que mostra também o espaço entre as notas e cordas. Se as variações acelerarem você acelera e se diminuírem você diminui também. Lembra? ‘ Se a música faz ////~~//, você faz ////~~//!’ E por aí vai.

Cd’s pra estudo:

. Leila Haddad – faixa 10
. Oud Bazar

Kanoun

Mais um instrumento de corda dedilhado. Lembrem que existem instrumentos de corda que não são dedilhados como o violino e o violoncelo. Além de dedilhado o kanoun é um instrumento de grande complexidade. Suas ‘centenas’ de cordas nos dão um som riquíssimo e muito difícil de traduzir no corpo, pois as escalas mudam de forma muito rápida, tipo, rs, quando você se deu conta vinte notas já se passaram e você ainda está na primeira.

O kanoun consegue partir do grave para um agudo muito alto em muito pouco tempo. E mais uma vez bailarina tem que se ‘rebolar’ para conseguir acompanhar. Assim como o alaúde, o kanoun também pede tremido. Desta vez o tremido é menor e mais compacto, pois as cordas são mais ágeis e deixam menos espaço entre as notas. E o tremido também é composto, unido com movimentos variados para que você consiga ler todos os ‘sobes e desces’ das frases melódicas.

Cd’s para estudos:

. Nadia Gamal – faixa 7
. Jalilah’2 – faixa 1

Para um estudo mais completo, ouça várias músicas clássicas e disseque os instrumentos. Vá anotando todos os que aparecem e depois confira com a sua professora. A partir de hoje quando for coreografar, você vai enxergar a música de outra forma. Abaixo colocarei algumas músicas ricas em instrumentos que vão render muitas horas de estudos. Acesse o link abaixo e confira alguns estudos de musicalidade que tomaram forma através de coreografia. Vocês verão a minha apresentação com a música Alf Leila, e a apresentação de minha aluna Sheila Benavente, onde seguimos da melhor forma possível este estudo. Dá pra conferir de forma mais nítida as mudanças de instrumentos e as variações percussivas!!

http://www.luannamello.com/pesquisa/videos.html

Músicas para estudo:

. Rakset el Gwaya – Jalilah’s 3, faixa 1
. Al Leila wi Leila – Jalilah’s 3, faixa 2
. Sahra Saeeda – Sahra Saeeda, faixa 1
.Fadwa – Bellydance Orieny vol.9, faixa 2
.Haissan ya Khouli Genina – Arabesque Oyoun, faixa9
.Oyoun – Arabesque Oyoun, faixa 1

Bons estudos!!

Fonte: http://luanamello.blogspot.com/2007/03/leitura-musical.html

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